sábado, 22 de outubro de 2011

[TUTORIAL] App2sd - para Win 7 64 bits

[TUTORIAL] App2sd - para Win 7 64 bits

Um dos procedimentos mais "desejados" no Milestone é aquele que permite instalar apps no microSD e não na memória interna, de forma a burlar a restrição da pequenina memória interna do aparelho. Com a nova safra de apps e games que exigem cada vez mais espaço para instalação, e para não ter que ficar escolhendo quais apps instalar, tendo que desinstalar outros para não “lotar” a memória interna, esse procedimento ficou quase que obrigatório para donos de aparelhos Android com fw abaixo da 2.2. Tanto é importante poder instalar apps no cartão que o próprio sistema Android, na sua mais atual versão, Froyo, agora permite que se movam apps para o cartão. Como a promessa para os donos do Milestone de ter o Froyo pode demorar a se concretizar (caso ela, de fato, se concretize...), surgem diversos tutoriais de como se fazer esse procedimento. Este é mais um deles, e estou postando porque foi um que eu consegui fazer no meu PC, que tem Windows 7 64 bits, que notei ser um dos mais problemáticos, pelos relatos de usuários, para a realização desse procedimento. Como consegui fazer tudo nesse sistema, posto aqui como fazer para os que têm o mesmo SO e têm dificuldades em diversos procedimentos dos tutoriais do app2sd, que não acontecem com usuários de outros sistemas, como outras versões do Windows (XP, Vista, Seven de 32 bits) ou Linux.
ATENÇÃO: vou usar as mesmas palavras do original como alerta aos que tentarem este tutorial

1. Remover o microSD no qual vc fez o procedimento do app2sd vai fazer com que o Milestone não inicie mais.
2. Se quiser trocar o microSD, terá de repetir todo o processo novamente.

**AVISO: Não serei responsável por qualquer acidente . Esse tutorial foi feito baseado na minha própria experiência e ela pode diferir da sua. Tente o procedimento por sua conta e risco.**



O que é necessário:

1. Backup de todo o conteúdo importante do aparelho: para isso, existem aplicativos que fazem isso, como o Mybackup Pro, ou o Titanium Backup. Eu, particularmente, não faço backup do que está na memória interna, nem restauro o conteúdo da mesma, então não vou opinar sobre esse procedimento. A única coisa que salvo mesmo é o conteúdo do microSD, pego as pastas com conteúdos importantes e copio todas no PC; a forma de copiar fica a gosto do freguês (wi-fi, USB, leitor de cartões).


2. Atualizar para firmware 2.1 Pt-br: esse procedimento eu faço para deixar o aparelho zerado, sem root ou busybox que porventura tenham sido instalados anteriormente, evitando que ocorram erros nesse tutorial de app2sd. Para isso, é necessário seguir os passos abaixo:

a. Instalação do RSD Lite no PC: baixe o RSD Lite 4.6 e instale no computador: http://www.megaupload.com/?d=7K9MIC1M
b. Instale os drivers USB no seu PC: para quem tem SO 64 bits, é esse: http://www.megaupload.com/?d=8IQHCJ5N; quem tem PC com sistema 32 bits e quer seguir esse tutorial também, use esse: http://www.megaupload.com/?d=PVGPR3CC
c. Baixe a firmware 2.1 (a mais recente): aqui disponibilizo a que eu usei, 2.1 retail para o Milestone, que tem PT-Br. Acho que ela é melhor, mesmo para quem tem celular bloqueado por operadora, porque ela remove customizações que as operadoras fazem. Caso queira manter a customização da operadora, escolha a sua firmware e baixe daqui: http://and-developers.com/motorola_milestone:sbf
d. Conecte o Milestone em uma porta USB no PC e selecione o modo USB em nenhum e ative a depuração USB (configurações – aplicativos – desenvolvimento – depuração USB - selecione essa opção)
e. Passe a firmware 2.1 no Milestone usando o arquivo sbf baixado daqui: http://www.megaupload.com/?d=4RGHVAY0 . No Windows 7 64, o problema com o RSD Lite é na hora de habilitar o botão “start”. Ele não fica habilitado muitas vezes após o arquivo ser selecionado. Nesses casos, a solução que encontrei é copiar o arquivo sbf em várias localizações diferentes no PC, como na raiz do diretório C:\ diretamente, e não em pastas, além de dentro da própria pasta RSD Lite dentro da pasta Arquivos de programas (ou Program Files). No meu caso, ele só habilitou o botão start quando estava diretamente copiado no C:\


3. Particione o cartão microSD em 2: uma partição FAT32 e outra Linux EXT2

a. Instale o Paragon Hard Disk Manager 2010: baixe e instale o software para particionar seu microSD. Esse funciona no Windows 7 64 bits, testei aqui e deu tudo certo. Link: http://www.megaupload.com/?d=VZDWDQGA
b. Particione o microSD no Paragon: eu fiz uma partição FAT32 com 6,5Gb para os dados no cartão, e uma de aproximadamente 1Gb para Linux EXT2, onde os apps serão instalados de agora em diante. Como essa parte é a que mais dificuldades gera no caso do app2sd, fiz um vídeo só dela:

http://www.youtube.com/watch?v=ZjPZztWrB3E

4. Faça o root: na firmware 2.1, são necessários dois arquivos. Um deles é um arquivo sbf que será “passado” no Milestone pelo RSD Lite (http://www.megaupload.com/?d=0735W2QK), pelo mesmo processo de atualizar para a firmware 2.1. Em seguida, deve-se aplicar o update.zip (http://www.megaupload.com/?d=T7CUY8RC) para concluir a habilitação do superuser no Milestone. Para saber se o procedimento deu certo, basta procurar se existe um app com ícone de jogo da velha, em verde, instalado entre os apps no Milestone.
5. Finalmente, APP2SD:

a. Baixe o Android SDK daqui (http://www.megaupload.com/?d=8YG8K3IX), e para facilitar o tutorial, copie a pasta descompactada diretamente na raiz do C:\
b. Baixe esse arquivo: http://www.megaupload.com/?d=PGSGQIRE
c. Após descompactar, copie a pasta app2sd para dentro da raiz do microSD (diretamente no cartão, não colocar em pastas)
d. Conecte o Milestone no modo de depuração USB e em conexão USB, coloque em nenhum
e. Abra um prompt de comando (Iniciar - Todos - Programas - Acessórios - Prompt de Comando) e digite exatamente o que está a seguir (o que está dentro dos parênteses é só explicação, não é para digitar também ):
f. cd/ c:\android.sdk\tools\
g. adb devices (vai aparecer o serial do Milestone aqui. Se não aparecer, é porque o PC não tem conexão com o Milestone – confira se está em nenhum no modo de conexão USB, e se a depuração USB está ativada)
h. adb shell
i. su (Olhe no Milestone agora, pois vai aparecer o pedido de autorização para acesso superusuário. Autorize clicando em always)
j. cd /sdcard/app2sd
k. sh install_use_busybox.sh (vai iniciar a instalação do App2SD)
l. y (para confirmar que vc quer instalar. Espere o prompt mostrar que o processo está completo e reinicie para as alterações terem efeito)
m. y (para confirmar o reboot. Vc perceberá que o Milestone não reiniciará por conta própria, o que é normal)
n. reboot (se o Milestone não reiniciar após o passo anterior)


Após reiniciar, seu Milestone vai instalar todos os apps diretamente no cartão!
Apenas uma obsrvação: esse método não move apps já instalados da memória interna para o microSD. Por esse motivo, o ideal é não instalar nenhum app até concluir esse tutorial Após concluído, pode ser instalados quantos apps quiser, pois eles serão instalados no seu cartão apenas. Para quem já tem apps instalados na memória interna e não quer passar a firmware no celular para zerá-lo, há o outro tutorial aqui na comunidade, no qual os apps são movidos da memória interna para o microSD. No meu caso, o outro tutorial não dava certo porque a partição não era criada corretamente (a EXT2), porque eu não formatava com leitor de cartões, mas sim com o cartão dentro do Milestone. Aí a EXT2 não era reconhecida corretamente e o tutorial empacava, já que não havia a tal partição para mover os apps para lá. Esse tutorial que descrevi aqui deu certo de primeira para mim, por isso me empenhei em transcrevê-lo aqui, objetivando ajudar os que têm o mesmo SO "problemático", o Windows 7 64 bits. Espero que agora, com 3 tutoriais de app2sd na comunidade, que todos possam usufruir desse benefício de poder instalar apps no cartão, já que o Froyo parece que tem estreia indefinida nos nossos Milestones.







Nenhum comentário:

Postar um comentário