(Se não quiser ler toda a explicação, pule logo para a parte do HOLO LAUNCHER).

Os aparelhos Genesis GP351 e GP431 vêm de fábrica com o SPB Shell 3D, que é um lançador de aplicativos bem pesado, portanto não recomendo o seu uso. Por outro lado, o lançador de aplicativos nativo do Android é um pouco mais leve, porém consome bastante memória RAM se comparado a outros aplicativos do gênero, disponíveis no Google Play.

Memória RAM é um problema no GP351, pois ela é escassa. Por isso, recomendo trocar o lançador de aplicativos do seu celular para que sobre mais memória RAM nas tarefas que realmente demandam muito dela, por exemplo jogos.

De todos os aplicativos que eu conheço do tipo, o que mais economiza memória RAM é o LauncherPro. Porém, esse tipo de aplicativo precisa ficar instalado na memória interna do dispositivo, e o LauncherPro ocupa muito espaço.

Eu estava utilizando até então o Zeam Launcher, que ocupa pouquíssimo espaço da memória interna (menos de 1 MB), porém não é tão veloz nem tão leve quanto o LauncherPro, mas ainda assim economizava memória RAM.

Recentemente descobri mais um lançador de aplicativos: HOLO LAUNCHER

O Holo Launcher imita o visual do Android 4. Além de bonito e rápido (seu smartpobre Genesis vai ficar com cara de Galaxy Nexus), me surpreendi com o fato de que ele ECONOMIZA MAIS MEMÓRIA RAM do que o Zeam Launcher! Fiz testes e avaliei o consumo de memória RAM utilizando o SuperManager, e descobri que ele tem um desempenho parecido com o do LauncherPro.

Então, minha super dica pra quem tem um smartphone com pouca memória RAM e pouca memória interna (eu realmente me recuso a pagar mais do que R$ 300 num celular, então não vejo nenhum problema nisso... tinha antes um ZTE Blade que foi roubado, e quase comprei um Galaxy Y. Até o Galaxy Ace vem com pouca memória interna, então melhor nós pararmos de reclamar, porque a Genesis é o melhor celular do gênero)...

Então, minha super dica pra economizar memória RAM é largar mão do SPB Shell 3D e do lançador nativo do Android, e utilizar HOLO LAUNCHER.

Para otimizar seu desempenho, é necessário fazer umas configurações:

- Configurações do launcher > Configurações gerais > Orientação da tela = vertical

- Configurações do launcher > Configurações da área de trabalho > Rolagem elástica = desabilitada, Cache de rolagem = nenhum, Efeito de transição = nenhum

- Configurações do launcher > Configurações da grade de aplicativos > Estilo da grade = vertical contínuo, Efeito de transição = Nenhum, Cache de rolagem = Nenhum, Habilitar abas na grade = desabilitado, Efeito ao abrir e fechar = nenhum