quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ORIENTAÇÕES AOS NOVATOS galaxy 5

1º Comprei um Samsung Galaxy 5 o que devo fazer?
Ler o manual do usuário que acompanha o aparelho.
-
2ª O que esse aparelho me oferece de bom?
O Galaxy 5 vem com Android em sua versão 2.2, mas, anteriormente com a versão 2.1 com interferências da Samsung, como o Social Hub.
Tem Wi-Fi, 3G e GPS, câmera de 2 MP e aceita até 32 GB via microSD, segundo o manual. Tela de 2,8 polegadas sensível ao toque e acelerômetro.
-


3º Estou com problemas para conectar o GPS do meu aparelho. O que devo fazer?
Há um tópico de discussão na comunidade sobre esse problema, na primeira pagina já encontramos os retornos mais comuns que solucionaram o problema
Use a caixa de pesquisa do fórum.
-4º Como faço para adicionar MP3 para toques de mensagem e contatos?
1. Plugue o aparelho no computador 
2. Selecione modo USB (UMS)
3. Crie uma pasta chamada ringtones no seu SD Card 
4. Crie uma pasta chamada notifications no seu SD Card para as notificações
5. Crie uma pasta chamada alarms no seu SD Card para os alarmes
5. Coloque os respectivos MP3 nos diretórios, de toques e de mensagens.
6. Desconecte seu aparelho 
7. Agora vá em configurações de som e seus toques estarão lá, mesma coisa para as mensagens e para adicionar um toque especifico na agenda.

Obs: Existe uma forma mais prática para as músicas como toque :
Com o Player nativo de música do Android aberto na música que vc quer como toque, clique no botão físico “menu” [=] e selecione: Utilizar como toque. A vantagem do método das pastas é que vc pode por a música (som) editada, com somente o trecho ou refrão que desejar.
-
5º Meus contatos do Gmail estão aparecendo na agenda telefônica, como eu tiro eles de lá?
Em Contatos, clique em MENU [=] e vá em opções de visualização. Desmarque GMAIL, marque somente contatos com números.
-
6º Como faço para o player nativo de musicas reconhecer minhas musicas automaticamente?
Criar uma pasta chamada “media” para armazenar as musicas no cartão SD, fazendo com que o player nativo ache elas automaticamente.
-
7º O aparelho tem um bom desempenho da bateria?
Isso vai variar do uso de aplicativos, em geral a bateria funciona muito bem e da pra manter o celular com uma carga por 2 ou mais dias, temos um tópico de dicas de bom uso da bateria para ajudar otimizar o seu consumo. Use a caixa de pesquisa do fórum.

FAQ] PERGUNTAS FREQUÊNTES/SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
1. COMO INSTALAR APPS NO CARTÃO SD (2.2)?
Vc pode mover alguns (não sei qual o critério do sistema), não são todos... em gerenciar aplicações...clica neles e tem a opção, mover para o cartão SD; se estiver desabilitada, é por que aquele não pode... mas, já é uma economia de mb.
Existe outro método em um tutorial aqui na comunidade, use a caixa de pesquisa.

2. MEU CELULAR NÃO CONECTA VIA USB.
Configurações/Aplicações/Desenvolvimento/ todas as opções desta parte tem que estar desmarcada, principalmente, Depuração USB. (vide pag. 74 do manual)

3. MINHA INTERNET (3G - DADOS) NÃO CONECTA.
Verifique se a rede de dados está ativa, Configure as APN's manualmente ou instale o aplicativo APN Brasil.

4. COMO RESTAURAR PADRÕES DE FÁBRICA?
Configurações/Privacidade/Restaurar Padrões de Fábrica
Antes de fazê-lo, desligue o padrão de desbloqueio, caso o tenha configurado, e faça tudo sem o chip e o cartão sd.

5. DEPOIS DA INSTALAÇÃO O PLAYER NÃO RECONHECE MAIS AS MÚSICAS.
Dê um "Restaurar padrões de fábrica", formate o cartão SD.
para músicas, coloque-as numa pasta nomeada Media.

6. O QUE É O KIES?
O Kies é o gerenciador do celular, baixe no site da Samsung e com ele vc pode gerenciar contatos, enviar vídeos e músicas nos formatos padrão. Etc.
-Além disso, o Kies trás os drives do aparelho para o Windows, essencial para quem pretende atualizar a firmware do aparelho.

Link: http://www.samsungapps.com/about/onPc.as?LANGUAGE_CODE=POR&pid=br_samsungappstype_banner3_onyourpc_20101123&COUNTRY_CODE=BRA

7. COMO INSTALAR APPS (APK) BAIXADOS NA NET PELO PC?
Para instalar app's (apk) baixado pelo computador, vc apenas precisa jogá-los no cartão SD, com o aparelho conectado via usb; depois, desplugue e vá em "Meus arquivos" no aparelho e localize o app que vc jogou lá, clique nele e pronto, aparecerá a opção de instalar.
De resto, leia as paginas 28 e 29 do manual.

8. O QUE É MOTAFOCA?
Motafoca é nome do Autor e das rom's (firmawares) modificadas pelo mesmo, para o Galaxy 5.

9. TECLADO SWYPE NÃO APARECE MAIS DEPOIS DA ATUALIZAÇÃO.
Pressione o dedo na área de escrita, clique em "Método de inserção" e escolha "Swype"

10. COMO POR MP3 COMO TOQUE?
Ponhas as músicas que vc quer como toque em uma pasta chamada Ringtones; (para notificações: Notifications; Para Alarmes: Alarm) no seu cartão sd.

11. Minha bateria não dura nada.
Use a caixa de pesquisa e procure pelo assunto. Há procedimentos pra otimizar a bateria.
-Lembre-se que vc tem um smartphone, e por conta do uso de vários serviços a bateria deverá durar bem menos que seu "Nokia, lanterninha".

12. Com a atualização eu perco a Garantia?
"(b) Defeitos ou danos decorrentes de testes, instalação, alteração, modificação de qualquer espécie em nossos produtos, bem como o conserto realizado por outras oficinas que não sejam SAMSUNG CELULAR;(Manual do Usuário"

Em cima disso, vamos lá:

a). Em nenhum momento fala-se em ATUALIZAÇÃO, principalmente concedida pelo próprio gerenciador do aparelho, no caso, o Kies. Por tanto se conclui que atualizar via Kies ou Odin com a ROM (firmware) original não fará vc perder a garantia.

b). Em caso de uma ROM modificada como as do Motafoca a história é outra (em meu entendimento). Caso seja identificado que o problema do seu aparelho tenha sido causado por ela, aí sim, creio que é possível a perda da garantia.

Em todo caso, aparelhos que tiverem problemas ainda podem voltar pra firmware da 2.1 e levados a assistência sem problemas.

Não foram relatados problemas técnicos depois da atualização a ponto de serem levados a assistência. A maioria dos aparelhos com problemas, já os tinham antes da atualização e a fizeram em uma tentativa de resolução.

13. Flash Player roda no Galaxy 5?
NÃO!
14. MINHA NET PAROU DO NADA, OQUE PODE SER?

1. Verifique app ou widget de economia de bateria. Algum outro app pode ter desconfigurado ou desligado a rede de dados.

2. Verifique se não é instabilidade na sua operadora. Verifique se outras pessoas da sua casa ou da sua rua estão na mesma situação.

3. Tente achar sua rede manualmente: Config./Conexões sem fio e rede/Configurações de rede móvel/Configurações de rede ...ele demora a achar a lista de redes, quando achar clique na sua e ele volta a tela anterior, aguarde cerca de 5 minutos pra ver se a rede volta.

4. Se o APN Brasil não resolver, tente fazer a configuração manualmente.

Obs1.:Instalado nativamente, na versão 2.2 Froyo do Android, vem um aplicativo chamado "Economia de Energia"; que realmente funciona para uma melhor performance da bateria, MAS, por algum motivo gera um bug não muito grave mas, que pode causar muitos transtornos aos desavisados:
-Ele para economizar a bateria desliga a rede de dados e não consegue voltar com ela automaticamente e essas configurações ficam "gravadas" e só resolve com o simples procedimento:

Configurações > aplicações > Serviços em funcionamento e interrompa a execução.
-Então vá na tela inicial e pressionei a tecla de desligar até aparecer aquele menu e selecionei a opção Ativar redes de dados. O sinal de rede deverá aparecer imediatamente.

Obs2.: Não aconselho fazer o procedimento de desligar a rede móvel pelo botão liga/desliga...pois o processo de religá-la demora, mas, vc pode verificar.

Obs3.: Sempre que fizer uma nova configuração, desligue e ligue o aparelho novamente, aguarde mais uns 5 a 10 minutos pra ter certeza que o procedimento não funcionou.
Se depois de tudo isso a rede móvel não voltar, ai vc só tem mais duas opções radicais; o reset de fábrica e a atualização.

15. Como ponho aplicativos no sd card?PARA ANDROID FROYO 2.2
http://www.youtube.com/watch?v=xqb6--Adk7g

OBS: Nem todos os aplicativos podem ser instalados (transferidos) pro cartão SD.

PARA ANDROID ECLAIR 2.1
Leia o tutorial especifico, use a caixa de pesquisa.

16. Tem como colocar senha em SMS e outros apps?
Especificamente pelo Android não, mas, existem apps que fazem isso.... vc separa e diz quais aplicativos que devem abrir com senha....um deles é o "ZDbox".
Só deixo claro a vc que não o uso, não foi testado por mim... não sei sobre configurações e nem mais detalhes.
Experimente:

https://market.android.com/details?id=com.zdworks.android.toolbox&feature=search_result
17. O que é Root?
Root é o procedimento que lhe dá poderes de administrador (superuser) para ter acesso as pastas de sistema, só assim vc pode fazer alterações mais profundas, como troca do bootanimations (animação de entrada) e troca da fonte (letra).

Muitos aplicativos só rodam com o aparelho "rooteado".
O Processo é reversível e vc não perde a garantia. (Pelo menos, não há casos registrados).

Para fazer o Root vc precisa instalar o aplicativo Universal Androot, que se encontra no disco virtual da comunidade, ou baixe-o no 4shared ou qualquer outro site que lhe pareça confiável.

Uma vez instalado, basta clicar em "root", espere o processo terminar e ele lhe dirá:
"Your device is rooted".

DICAS
Está com problemas de travamento?... já fez todas os procedimentos e seu problema não se resolve. "Restaurar opções de Fábrica" e formatar o cartão SD pode resolver.

Outra solução é a atualização para o Android 2.2 Froyo; tanto faz se via Kies ou via Odin, o resultado é o mesmo e vc não perde a garantia.

SOBRE ATUALIZAÇÃO PARA O ANDROD FROYO 2.2
MINI-REVIEW EM VÍDEO:

http://www.youtube.com/watch?v=Iqy0Hi80t9E

QUER ATUALIZAR? EXISTEM DOIS MÉTODOS:
1.Via Kies, gerenciador oficial do aparelho que pode ser baixado no site da Samsung.

2.Via odin, programa que é usado nas assistências técnicas.
Saiba como usando a caixa de pesquisa com o assunto: atualização via Odin.

BAIXE AS FIRMWARES NA BIBLIOTECA DE FIRMWARE:


CUIDADOS PÓS INSTALAÇÃO:

Restaure padrões de Fábrica depois da atualização e formate o cartão SD.


Obs: As dicas servem tb para problemas com Wi-fi, Bluetoth, GPS ou qualquer outro problema recorrente e aparentemente sem solução.

Obs 2: Salve seus contatos via Kies e salve apenas seus arquivos pessoais (pasta de vídeos, música, fotos, doc's);

NÃO SALVE PASTAS DE SISTEMA OU DE APP'S.

SE NADA DISSO ADIANTAR, LEVE A ASSISTÊNCIA TÉCNICA.

PERGUNTAS BÁSICAS
1. O que é android?
Android e atualmente a plataforma operacional (baseada em linux) mais utilizada pelos smartphones atualmente.

2. Quais as versões existentes do android?
Atualmente existem 8 versões do android presentes em smartphones e tablets. Você deve saber qual a sua versão android, pois alguns aplicativos só funcionam em determinadas versões do sistema da google. Abaixo a lista das versões do sistema e seus respectivos nomes:

1.5 = Cupcake
1.6 = Donut
2.0 e 2.1 = Eclair
2.2 = Froyo
2.3 = Gingerbread
3.0 e 3.1 = Honeycomb (versão otimizada para tablets)
4.0 = Ice Cream Sandwich

3. O que é rom(ou firmware (FW)?
A rom ou firmware é o software do aparelho, o sistema dele. Quando se fala em atualização da rom ou firmware, significa atualizar o sistema operacional dele.

4. O que é custom rom?
É o nome dado a roms modificadas,portadas por desenvolvedores independentes; estas rom's dão a possibilidade de realizar diversas alterações, que geralmente não estao presentes nas roms originais que vem nos aparelhos.

5. O que é rom retail?
A rom retail é basicamente a rom sem configurações de operadoras.

6. O que significa fazer wipe?
Isto significa apagar os dados do telefone, e divide-se em 4 partes:

Wipe Cache: limpa o cache do sistema.
Wipe Data/Factory Reset: Limpa todo o sistema operacional do aparelho (também pode ser chamado de Hard Reset)
Wipe Dalvik Cache: Limpa o Cache Dalvik do sistema (cache dos aplicativos).

7. O que é fazer root? É seguro? Posso desfazer algum dia?
Root é acesso ao sistema como super usuário, assim como no Linux. A partir do momento que você tem root, você pode remover aplicativos do sistema, mexer em pastas do sistema em si, utilizar alguns programas, como o Titanium Backup (bastante utilizado para backup dos dados do aparelho).
e fazer várias outras coisas que um usuário comum não pode. Sim, é seguro, quando feito corretamente. Ele pode ser desfeito tão facilmente quanto é feito.

Atualmente temos 3 aplicativos muito bons para conseguir root: z4root, Universal Androot e SuperOneClick.

8. No exterior já existe uma rom customizada ou ate mesmo uma
atualização oficial para um determinado aparelho, posso colocar no meu?

Nunca faça isso (a não ser que seu aparelho seja do exterior). Use somente
roms, seja original, seja customizada, para o SEU aparelho. A não ser
que você queira ter um peso de papel.

8.1. Mas é o mesmo aparelho, ainda sim não posso?
Não, as versões dos aparelhos, por mais parecidos que sejam, tem diferenças
(nos EUA, por exemplo, o sistema de telefonia é o CDMA, e aqui no Brasil
se usa o GSM).
Neste caso também, a insistência pode levar a um belo peso de papel, como citado acima.+

9. O que é o samsung Kies?
O Kies é um software de sincronização e atualização de firmwares dos celulares samsung (quando disponivel).

10. Meu celular pede uma conta google para cadastrar, é necessário?
É bastante importante, pois com ela cadastrada no celular, é possivel
acessar o market, enviar aplicativos do pc para instalação no
smartphone, backup de contatos na internet (é totalmente seguro),
sincronização com google agendas, picasa, e uma serie de outras coisas.

PROBLEMAS E SOLUÇÕES

1. Ao plugar o aparelho na USB do PC aparece o seguinte erro: “O software de driver do dipositivo não foi instalado com exito.”

Solução: Acesse o menu configurações do smartphone, depois aplicações, depois desenvolvimento e desativa a opção de depuração de USB.
Obs.: Tenha certeza de ter instalado o Kies.

2.O teclado não está mais virando quando eu viro o aparelho.

Solução: Acelerômetro está desativado. Ative-o acessando o menu Configurações, depois em Configurações de som e visualização e ative a caixa Orientação.

3.Qual a configuração para MMS, GPRS, 3G para a minha operadora?

Solução: Procure no Android Market o aplicativo APN BRASIL. Este aplicativo possui todas as configurações de todas as operadoras.

4.Como escrever uma letra com acento?

Solução: Pressione por alguns segundos a letra que vc quer com acento.

5.Despertador não está funcionando!!

Solução: Provavelmente vc está usando algum aplicativo do tipo Task Killer, que fecha outros aplicativo. E provavelmente esse Task Killer está matando o processo do Relógio, impossibilitando o funcionamento do despertador. NÃO RECOMENDAMOS O USO DE APLICATIVOS TASK KILLER'S.

fonte orkut






Nenhum comentário:

Postar um comentário